quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Essas coisas de ecologia

Meu pai era ecólogo. Dos primeiríssimos. Mentalidade conservacionista é algo que tenho internalizado. E é por ecologia e problemas ambientais para mim serem algo muito antigo, é que tenho ficado bastante ambivalente com a nova onda ecológica. Por um lado, feliz e otimista ao verificar que a idéia de preservação tornou-se lugar comum. E eu, que acredito no poder do discurso, espero que no máximo daqui há alguns anos este esteja tão enraizado que impeça realmente muitas das atitudes malucas que adotamos ainda hoje. Por outro lado, fico arrepiada com a proliferação de "ecostudo". Porque é moda, então todo mundo e todas as coisas de repente viram ecológicas. Lá em Cunha, eu tenho um vizinho que montou uma pousada "ecológica". E plantou centenas de eucalíptos no local. Beeeem ecológico, certo? Aqui onde moro, depois de anos, o ministério público fechou uma estrada que invadiu uma pequena área que deveria ser preservada. Alguns moradores fizeram um abaixo assinado para manter a estrada. E a equipe do condomínio que cuida da questão ambiental não consegue explicar se eles são contra ou a favor do fechamento da estrada. Se forem contra fechar a estrada (e a favor do abaixo assinado), é um paradoxo para quem luta por áreas verdes na cidade. Se forem a favor de fechar a estrada (e contra o abaixo assinado), a posição é defensável do ponto de vista conservacionista, mas entra em choque com muitos moradores. Talvez por isso não consigam me explicar afinal o que defendem. Esse é o problema da moda ecológica: tende a banalizar e descaracterizar procedimentos que são para lá de complexos. E todo mundo passa a se dizer fã "dessas coisas de ecologia", como exemplificou uma vez um conhecido que desmatou a beirada de uma florestinha na frente da sua casa para plantar murtas e deixar a calçada mais bonita.

Um comentário:

  1. É bem isso mesmo.
    E depois ainda fazem artesanato de "garrafa perdi", dessas que as pessoas "perdi" por aí.
    Abraço grande

    ResponderExcluir