sábado, 15 de agosto de 2009

A lógica do presente

Algumas pessoas próximas dizem que eu sou péssima para se dar presentes. Porque não gosto, porque ponho reparos, etc. Outras pessoas próximas dizem que eu sou ótima para dar presente: porque gosto de quase tudo e porque valorizo o que me dão, usando imediatamente.
Então, quem tem razão? Após muito refletir sobre este paradoxo, cheguei à conclusão que sou bem chata, a não ser para pessoas que entendem minha lógica em relação a presentes. Vamos lá: por que damos presentes? 1) Porque é de praxe em certas ocasiões; 2) Para agradar; 3) Porque gostamos de alguém e queremos deixar isso claro. Então, deixando de lado aquelas situações em que temos que dar presentes porque temos, vamos pensar naquelas em que desejamos presentear. E presentear pessoas próximas, não conhecidos. Em primeiro lugar, acho que dar presentes envolve não só demonstrar que nos importamos com alguém, por isso o dito cujo, mas também que somos capazes de enxergar como é a pessoa a quem desejamos presentear. Ou seja, nos importamos tanto que paramos para pensar em "quem" é essa pessoa. No meu caso, por exemplo, quem pára e pensa, logo percebe que eu provavelmente vou ficar desconfortável com presentes muito caros e que não necessariamente irei adorar algo porque está na moda ou foi comprado em uma loja chic. Sabe que não usarei roupas e sapatos desconfortáveis, mesmo que lindos, e muito dificilmente vou gostar de bolsas, a não ser que sejam artesanais ou bem grandes, daquelas de lona ou plástico, e sempre possíveis de se carregar no ombro ou nas costas. Por outro lado, nota que não me importo de ganhar coisas para a casa e que livros de qualquer tipo são sempre uma boa pedida. Agora, se a pessoa for realmente perspicaz, perceberá que objetos aparentemente estranhos podem me agradar sobremaneira. Este ano, por exemplo, adorei a camiseta do Star Treck dada por uma amiga. Por fim, essas pessoas também sabem que, na falta de um presente, um cartão feito a mão mesmo vale muito. Tanto que guardo quase todos os que já recebi até hoje.

Um comentário:

  1. você sempre, sempre, SEMPRE acertou perfeitamente seus presentes pra mim.

    todos me deixaram carinhosamente feliz

    =)

    das flores ao cartão.
    dos gatos ao sansão...

    ResponderExcluir