quarta-feira, 9 de março de 2011

Nature or nurture

Esta é uma grande questão, desde que os homens resolveram separar as duas partes. Geralmente eu fico no meio termo. Tanto nature quanto nurture. Mas hoje, atribuo à natureza, precisamente ao DNA, boa parte dos meus problemas. Concluí, com alguma ajuda, que eu tenho o gen Go Fun recessivo. O dominante é o No Fun. Por isso, face às inúmeras possibilidades da vida, eu sempre escolho aquela que dá mais trabalho e menos prazer. Escolho compromisso e, porque não, commitment. Sempre. Podia estar viajando, prolongando o carnaval merecido. Mas o que faço? Preparo-me para acordar às 5 horas e ir para uma aula que não terá alunos. Eles com o Go Fun dominante, como deve ser. É ou não burrice? Não, não é burrice. É inevitabilidade genética. E se fosse só um feriado mal curtido, tudo bem. Mas é uma constante. Numa encruzilhada, pode apostar. Vou sempre escolher o caminho mais tortuoso, mais trabalhoso, aquele que não leva a lugar algum. Só a uma solitária consciência de que fiz "o melhor". Pensando bem, talvez seja uma combinação de nature e nurture. O gen dominante No Fun com uma educação calvinista em que Deus foi substituído por um genérico senso de dever. Pelo compromisso com a biografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário